Alunos de Administração concluem o “Jogo de Empresas”

01 de Novembro de 2011

 

Os alunos do 6º Termo do Curso de Administração de Empresas da Faculdade Reges de Dracena participaram durante todo o ano letivo do “Jogo de Empresas”, dentro da disciplina de Simulação Empresarial. A dinâmica consiste em um programa computacional, onde os universitários divididos em equipes simularam processos decisórios dentro de determinados ambientes de incertezas empresariais. O objetivo está em desenvolver no aluno a capacidade de superação dos problemas e dotá-los de visão estratégica empresarial.
 
O professor Edilberto Lanzoni conduziu as fases de preparação, desenvolvimento e avaliação qualitativa e quantitativa ao longo de 10 etapas de tomada de decisões e quinta-feira (27 de outubro) encerrou a atividade com a divulgação dos resultados.
 
Cada uma das sete empresas virtuais, criadas pelos grupos de alunos, tentou e conseguiu sobreviver em um cenário fictício diante de desafios propostos pelo professor. O cenário estava dividido em três regiões e cada empresa tomou decisões envolvendo localização de fábrica, capacidade produtiva, gerenciamento de demanda, logística, marketing e obtenção de recursos financeiros, além de tratarem de assuntos como expansão do negócio, negociação salarial, administração de preços e custos, contratação e demissão de funcionários.
 
A implementação do planejamento estratégico e tomadas de decisões se davam semanalmente no laboratório de informática da Reges, sob orientação do professor Edilberto, ou na residência de cada participante, através do acesso à rede mundial de computadores.
 
“O uso da tecnologia nos proporciona simular o cotidiano empresarial para os alunos, possibilitando desenvolver habilidades ou melhorar as que já possuem, produzindo mais e melhor”, afirmou o professor Edilberto Lanzoni.
 
O Curso de Administração da Reges é uma referência no meio acadêmico com alto índice de empregabilidade dos seus alunos, mesmo antes de formados. O coordenador é o professor Marcelo Plens.
 
RESULTADOS – A equipe vencedora foi a empresa virtual Nevaska, formada pelos alunos André Luis, Anelise Salazar, Camila Ishizaki, José A.Caivano Jr, Mirtis Shirazawa e Vanessa Fidélis. No processo de avaliação quantitativa a empresa alcançou 264 pontos.
A seguir apareceram as empresas: Gelo Art, 242 pontos; Top Ice, 214, Ponto Frio, 184; Fridge Flowers, 171; Bravar, 134; e, Cooler Master, 94 pontos.