TURIMOS
Autorização:
Autorizado pela Portaria n.º 482, de 15 de Março de 2001
D.O.U. de 20/03/01
Parecer n.º 235/2001 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação
Processo n.º 23000.011740/99-90, do Ministério da Educação
Reconhecimento:
Reconhecido pela Portaria SESu/MEC n.º 481, de 16 de agosto de 2006
D.O.U. de 17/08/06
Processo n.º 23000.002099/2006-83 e 20050013428 do Ministério da Educação
TURISMO - OBJETIVOS
Formar o cidadão e o profissional de turismo para atuar em um mercado competitivo e em constante transformação, em todas as áreas da atividade turística, tendo como foco o turismo como fenômeno econômico e social, e em condições de contribuir para a melhoria e o desenvolvimento das atividades e das organizações desse setor econômico.
TURISMO - PERFIL
A missão, a concepção e os objetivos delineados devem assegurar, ao egresso do bacharelado em Turismo:
1) Internalização de valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional;
2) Formação humanística e visão global que o habilite a compreender o meio social em seus aspectos político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente;
3) Formação técnica e científica para atuar no planejamento e na gestão de empresas turísticas, além de desenvolver atividades específicas da prática profissional em consonância com as demandas mundiais, nacionais e regionais;
4) Competência para empreender, analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações;
5) Capacidade de compreensão da necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança;
6) Capacidade para a resolução de problemas macro e micro;
7) Capacidade para planejar, organizar, implantar e gerir programas de desenvolvimento e de empreendimentos turísticos;
8) Capacidade de atuação nos diversos setores do mercado turístico e em todas as áreas concernentes à profissão;
9) Competência para implantar resoluções alternativas e inovadoras, bem como capacidade crítica, reflexiva e criativa;
10) Competência para atuar em todas as áreas do turismo, levando em conta as características regionais e o respeito ao ecossistema.
O curso pretende, ainda, despertar o interesse e a vocação para o magistério e a pesquisa, mediante o desenvolvimento de programas de iniciação científica e de monitoria.
O bacharel em Turismo deve ter:
1º) DISPOSIÇÃO PARA A PROFISSÃO
É necessário ter inclinação e vocação para lidar com os sentimentos das pessoas, principalmente em virtude da heterogeneidade da demanda turística, no que se refere à nacionalidade, idioma, cultura, prazer, necessidades, diferenças sociais e idade;
2º) QUALIDADES COMPORTAMENTAIS
O perfil do bacharel em Turismo deverá atender às expectativas dos consumidores, quanto a conhecimento e habilidades pessoais, uma vez que os serviços turísticos são comprados em confiança” pelos clientes, pois estes somente poderão conferir a qualidade dos mesmos e a adequação dos preços no momento de usufrui-los. É bom zelar para que a credibilidade da empresa jamais seja abalada, em razão de atendimento incorreto ou ineficiente.
3º) CONHECIMENTOS TÉCNICOS
A diversidade dos serviços turísticos a serem prestados nas diferentes organizações envolvidas deve conduzir a uma formação generalista, abrindo ao egresso a possibilidade de acesso a um conjunto de informações e conhecimentos específicos dos assuntos relativos à sua área de atuação.
4º) CONCHECIMENTOS SOCIOCULTURAIS E TÉCNICO-CIENTÍFICOS
Esses conhecimentos devem assegurar, ao egresso, a percepção do presente e do futuro, permitindo-lhe compreender e avaliar o turismo como um fenômeno.
O curso deve desenvolver, no educando, as seguintes principais competências e habilidades gerais:
a) COMPETÊNCIA PARA:
» Colaborar na elaboração da Política Nacional de Turismo;
» Aplicar a metodologia do planejamento em projetos, planos e programas;
» Elaborar planos municipais e estaduais de turismo;
» Elaborar o planejamento do espaço turístico;
» Planejar e operacionalizar o inventário turístico, com o objetivo de detectar áreas de novos negócios;
» Planejar e operacionalizar estudos de viabilidade econômico-financeira de empreendimentos e projetos turísticos;
» Planejar e acompanhar as atividades do Programa Nacional de Municipalização do Turismo;
» Interpretar a legislação e normas pertinentes;
» Planejar e programar os produtos e serviços a serem oferecidos;
» Planejar e executar projetos e programas estratégicos em empreendimentos turísticos;
» Identificar, analisar e avaliar os possíveis efeitos positivos e negativos provocados pelas atividades turísticas em determinados espaços e comunidades;
» Elaborar estudos do mercado turístico;
» Selecionar os locais de mercado emissor, onde deverá centralizar as promoções;
» Detectar, aplicar e gerenciar a qualidade de serviços turísticos;
» Estabelecer as normas e critérios de categorização e hierarquização dos prestadores de serviços;
» Estabelecer as pautas para as análises do grau de modernização e da rentabilidade dos serviços turísticos;
» Apoiar ações voltadas à formação, treinamento e capacitação dos recursos humanos de turismo em nível técnico e superior;
» Planejar e ministrar cursos e treinamentos nos vários segmentos de mercado;
» Pesquisar, para formatação de produto turístico, com relação ao dimensionamento da oferta, criando um Banco de Dados e detectando o perfil do turista, entre outros;
» Elaborar programas de desenvolvimento, de oportunidades de negócios e de capacitação de recursos humanos;
» Fazer estudos de mercados turísticos prioritários;
» Gerenciar campanhas de promoção de mercados interno e externo, de conscientização e briefings prévios dos mercados;
» Analisar os mercados receptivos e definir a imagem turística que se projetará em cada um deles;
» Interpretar, avaliar e selecionar informações geográficas, históricas, artísticas, esportivas, recreativas, de entretenimento, folclóricas, artesanais, gastronômicas, religiosas etc.;
» Gerir empreendimentos turísticos;
» Utilizar a metodologia científica no desenvolvimento de estudos e pesquisas básicas e aplicadas.
b) Habilidade de para:
» Comunicação interpessoal, intercultural e expressão correta nos documentos técnicos específicos e de interpretação da realidade das organizações;
» Trabalhar como um profissional atuante, responsável e plenamente qualificado para o exercício do turismo, utilizndo-se dos recursos turísticos como forma de educar, orientar, assessorar, planejar e administrar a satisfação das necessidades dos turistas e das organizações, públicas ou privadas, e da população residente;
» Utilização de raciocínio lógico, crítico e analítico, operando com valores e estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos;
» Expressar-se em seu idioma e no inglês e espanhol;
» Manejo com informática e outros recursos tecnológicos;
» Perceber a necessidade constante de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a evolução científica e tecnológica;
» Atuação em todas as áreas concernentes à profissão, tanto na organização, no planejamento, na administração, no assessoramento e na consultoria, nos vários níveis de organizações, públicas ou privadas, relacionadas com o setor turístico, e nas atividades de lazer e recreação, de modo integrado, sistêmico e estratégico, bem como de suas relações com o ambiente externo;
» Integrar-se e contribuir para a ação de equipes interdisciplinares e multidisciplinares e de interagir criativamente diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais, bem como de resolver situações com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas e desafios organizacionais;
» Cultivar uma personalidade íntegra, dignificante à profissão, mediante uma postura com equilíbrio moral e ético;
» Selecionar procedimentos que privilegiem formas de atuação em prol de objetivos comuns;
» Lidar com modelos inovadores de gestão;
» Gerenciar projetos e referenciar o estudo de viabilidade para a sua execução;
» Avaliar e analisar projetos;
» Compreender a complexidade do mundo globalizado e das sociedades pós-industriais, onde os setores de turismo e entretenimento hoje encontram ambientes propícios para se desenvolverem; e
» Técnicas de leitura e interpretação de estudos, pesquisas, sondagens e indicadores sócio-econômicos.
No desenvolvimento do curso, o bacharel em Turismo deve ser preparado para a realidade das atividades do segmento, tendo atitudes e procedimentos norteados pelos seguintes parâmetros:
» Dirigido para atividades globais (preparado para o negócio);
» Conhecimento amplo do mercado (apoiado em informações e estatísticas)
» Competitivo (apoiado no sei conhecedor das necessidades e do ambiente); e
» Responsabilidade integral (dirigido para a satisfação total do cliente).
O Bacharel em Turismo deverá, enfim, ter como atitudes e procedimentos:
» Aprender a aprender (aprendizado contínuo);
» Ampla formação cultural - conhecer/saber;
» Ser criativo e inovador;
» Ser o melhor;
» Entender todas as funções - conhecimento teórico e prático;
» Ser líder e capaz de tomar decisões;
» Espírito de participação - parceria/compartilhar;
» Conhecimentos tecnológicos atualizados;
» Conhecimento de, pelo menos, inglês e espanhol;
» Busca permanente da produtividade e da competitividade;
» Visão estratégica;
Comprometimento com o negócio (ser um sócio/parceiro para a organização).
TURISMO - GRADE CURRICULAR
Teorias da Administração |
Contabilidade |
Economia |
Filosofia |
Ética Empresarial |
Teorias do Turismo |
Direito |
Sociologia |
Psicologia |
Português |
Matemática Financeira |
Estatística |
Língua Inglesa |
Meios de Hospedagem |
Agência de Viagens e Turismo |
Transportes |
Geografia Geral |
História |
História da Cultura |
Métodos e Técnicas de Pesquisa |
Alimentos e Bebidas |
Organização de Eventos |
Projetos Turísticos |
Lazer e Recreação |
Patrimônio Turístico Cultural |
Estudos Brasileiros |
Patrimônio Turístico Natural |
Meios de Hospedagem |
Marketing Turístico |
Língua Espanhola |
Planejamento e Organização do Turismo |
Geografia do Brasil |
QUADRO-RESUMO |
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: |
180 horas |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: |
300 horas |
TOTAL DE HORAS DO CURSO |
2.400 horas |
TURISMO - CORPO DOCENTE
Aldo Leopoldo Rossetto Filho |
Ana Lílian Barbosa Pereira |
Anabel Susana Vitale de Lallanes |
Arildo Luciano Gerlim da Silva |
Carmem Sílvia Gomes Sanches |
Cássia Maria Popolin |
Cláudia Rebucci dos Reis Alves Lopes |
Eduardo Rossafa Neto |
Fernando Perli |
Karoline Kinoshita |
Luiz Carlos Zaniboni |
Milene Cristina Torelli Lapenta |
Raquel Helena Martins Piffer Pagnozzi |
Túlio Barbosa |