OBJETIVOS GERAIS
O objetivo principal do curso de Gestão Estratégica de Marketing e Negócios (Marketing Estratégico) é fornecer aos participantes novas concepções, ferramentas e tecnologias de gerenciamento estratégico de marketing que capacitem as organizações contemporâneas a implementarem programas e ações que contribuam com o alcance dos seus objetivos e que maximizem os processo de atração, satisfação e retenção dos seus clientes.
Seu foco central concentra-se no estabelecimento de estratégias de marketing que fortaleçam as redes de relacionamento com o mercado e que possibilitem o estabelecimento de estreitos vínculos de longo prazo (clientes vitalícios).
Como objetivos específicos tem-se:
1. Atualizar os participantes com as inovações mais recentes na área de estudo de marketing;
2. Auxiliar os participantes no diagnóstico das necessidades de marketing e também na geração de alternativas de solução de problemas pertinentes à área;
3. Contribuir com a elevação dos níveis de eficiência, eficácia e efetividade na aplicação da técnicas e ferramentas de marketing disponíveis;
4. Oferecer conhecimentos avançados acerca de estratégias de marketing competitivo;
5. Introduzir os participantes na discussão de conceitos considerados de fronteira neste campo;
6. Servir de laboratório para a troca de experiências e o desenvolvimento de novas propostas e soluções na área de marketing;
7. Habilitar o participante para atuar como docente em instituições de ensino superior (professor universitário).
PÚBLICO-ALVO
O curso destina-se a profissionais formados em todas as áreas do conhecimento, sem qualquer tipo de restrição, englobando desde aqueles com graduação ligada diretamente ao setor de negócios, tais como administradores, contadores, economistas, profissionais de propaganda e marketing, entre outros, mas também àqueles com formação específica e que direta ou indiretamente atuam em organizações públicas e/ou privadas.
Nesse sentido, também são atraídos para o curso advogados, psicólogos, médicos, odontólogos, biólogos, sociólogos, veterinários, engenheiros, dentre outros.
Sem dúvida, a possibilidade de atender a diversos tipos de participantes, com conhecimentos totalmente diversificados, é um dos principais diferenciais do curso, pois ele consegue integrar em sala de aula profissionais de várias áreas acadêmicas (com formações distintas, porém interligadas) que interagem permanentemente, ampliando não só o networking (rede de relacionamentos) dos alunos, como também a visão de outras áreas do conhecimento e de segmentos de negócios.
Trata-se de uma excelente oportunidade para que os participantes ampliem suas relações comerciais e profissionais e troquem as mais variadas experiências mercadológicas e vivências pessoais.
CARGA HORÁRIA
O programa possui 480 h/a de duração, distribuídas em 18 meses. Nestas não estão computados os tempos dispensados para estudo individual ou em grupo, sem assitência docente, e o reservado, obrigatoriamente, para elaboração de monografia ou trabalho de conclusão de curso.
Todos os programas de pós-graduação em Administração encontram-se em plena conformidade com as exigências legais do Ministério da Educação, sendo totalmente desenvolvidos na Faculdade Reges de Dracena e cumprem todas as disposições da Resolução CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001, combinada com a Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007.
O curso de graduação em Administração encontra-se autorizado pela Portaria nº 2.262, de 19 de Dezembro de 1997 e reconhecido pela Portaria Nº. 612, de 28 de Março de 2001.
CONTEÚDOS
» Antropologia e Comportamento de Compra do Consumidor
» Avaliação de Mercados e Planejamento de Vendas
» Gestão do Valor Agregado
» Business Game
» Costumer Relationship Management (CRM)
» Database Marketing
» Elaboração de Cenários Econômicos
» Fundamentos do Marketing Moderno
» Gerência Estratégica de Produtos
» Gestão da Precificação
» Gestão de Negócios de Alta Performance
» Gestão do Composto Promocional
» Gestão Estratégica de Vendas
» Internacionalização e Globalização
» Logística e Gestão dos Canais de Distribuição
» Macrotendências do Ambiente Global
» Marketing de Relacionamento
» Gestão Estratégica de Serviços
» Marketing de Varejo
» Marketing Digital
» Planejamento Estratégico de Marketing
» Posicionamento Competitivo e Tomada de Decisões de Marketing
» Psicologia do Consumo
» Sustentabilidade Corporativa
» Política e Organização do Ensino Superior
» Didática
» Metodologia da Pesquisa Científica
Observação: as disciplinas a serem oferecidas pelo curso poderão sofrer alterações em virtude das necessidades específicas dos alunos matriculados (perfil dos discentes) e também da disponibilidade de agenda dos docentes.
COORDENAÇÃO
Prof. Marcelo Plens, Dr
Titulação: Graduado em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR - 1994); Especialista em Qualidade Total e Reengenharia pela Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR/PR - 1996); M.B.A. em Gestão Empresarial Moderna pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ - 1998); Mestrado em Administração pela Universidade são Francisco (USF/SP - 2000); Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/SC -2003); Pós-Doutor pelo Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP/SP – 2010). Desde 1995 atua como gestor de cursos de graduação e de pós-graduação em Administração. Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/5310262178060937
Profª. Karoline Ferreira Kinoshita
Titulação: Graduada em Administração, habilitação em Marketing, pela Faculdade de Ciências Gerenciais de Dracena (CESD/SP); Especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade de Ciências Gerenciais de Dracena (CESD/SP); Especialista em Gestão de Marketing pela Faculdade de Ciências Gerenciais de Dracena (CESD/SP); M.B.A. em Gestão Estratégica de Marketing e Negócios pela Faculdade de Ciências Gerenciais de Dracena (CESD/SP); M.B.A. em Liderança e Gestão de Talentos Humanos pela Faculdade de Ciências Gerenciais de Dracena (CESD/SP); Mestranda em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE/SP). Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/0351022833734441
Prof. Thiago Castilho Clemente
Titulação: Graduado em Administração, habilitação em Administração Geral, pela Faculdade de Ciências Gerenciais de Dracena (CESD/SP); Especialista em Gestão Estratégica de Marketing e Negócios pela Faculdade de Ciências Gerenciais de Dracena (CESD/SP); M.B.A. em Gestão Estratégica de Marketing e Negócios pela Faculdade de Ciências Gerenciais de Dracena (CESD/SP). Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/5173641962845171
CORPO DOCENTE
O corpo docente é considerado de fundamental importância para que os objetivos profissiográficos, pedagógicos e educacionais sejam atingidos. O êxito nos programas de pós-graduação está diretamente relacionado à qualificação e à atuação dos docentes na condução das disciplinas oferecidas.
Assim, o Programa de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Marketing e Negócios utiliza professores universitários altamente qualificados e que possuam formações acadêmicas condizentes e integradas às disciplinas que compõem a matriz curricular do curso.
Seus professores apresentam, obrigatoriamente, as seguintes características profissionais:
1. Formação e qualificação universitária exigidas pelo mercado empresarial;
2. Conformidade às exigências legais do Ministério da Educação;
3. Consolidada união entre experiência acadêmica e profissional (mercado de trabalho);
4. Diferenciadas habilidades técnicas, interpessoais, contextuais, de decisão e de comunicação;
5. Atualização constante em técnicas e ferramentas de gestâo empresarial.
É dada ênfase ao trabalho em equipe e ao desenvolvimento de estudos de caso e, para isso, é necessário que os professores tenham uma grande experiência profissional nas várias áreas do conhecimento. O curso dá a preferência para os docentes com titulação de mestrado, doutorado e pós-doutorado, perfazendo cerca de 95% do corpo de professores. Especialistas com experiência reconhecida no mercado também compõem a equipe de trabalho.
Normalmente, os professores que compõem a equipe de trabalho originam-se de localidades como São Paulo, Londrina, Ribeirão Preto, Curitiba, Campo Grande, Florianópolis, dentre outras e compõem o quadro de renomadas instituições de ensino públicas e privadas.
Para maiores informações sobre os docentes que compõem o curso, seus respectivos currículos e também sobre a sua titulação geral é necessário entrar em contato com a equipe de coordenação.